Anos 80

O que seria de nós se não tivéssemos o Rock anos 80 para lavar nossa alma, purificar o nosso sangue e livrar-nos de todo o mal? Amém Anos 80!!!

Índios

Vamos interpretar , decifrar e assim conhecer muito mais além do que está escrito no papel.

Participem e assim vamos ajudar muitos fãs a entender melhor a Legião Urbana!

Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha

Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda quem me dera

Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceuAinda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente.

Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer.

Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.

Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
Esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então deixaram Deus tão triste.

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do iní­cio ao fim.

E é só você que tem a cura do meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
Que todas as pessoas são felizes...

Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado.

Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios não ser atacado
Por ser inocente.

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho
Entenda!
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim.

E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi.

Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.

4 comentários:

  1. Dei uma lida na interpretação de outra pessoa,mas não copiei nada e foi apenas para ter uma base de como eu poderia fazer a minha interpretação.

    Primeira estrofe: É uma alusão aos índios que foram enganados pelos colonizadores, roubavam o ouro dos índios fingindo amizade. E pode ser também uma forma de dizer que nós mesmos muitas vezes damos o que temos de mais valioso em nosso ser para uma pessoa que não merece, que nos engana dizendo que ao darmos ou fazermos algo é uma prova de amizade.
    Segunda estrofe: “Quem me dera ao menos uma vez” é um desejo de algo que se acredita que não vai conseguir, mas a queria pelo uma vez.
    Terceira estrofe: “E o futuro não é mais como era antigamente” Vivemos sonhando, fazendo planos para o futuro, mas muitas vezes não conseguimos realizar esses planos ou realizá-los da forma exata que queríamos, por isso o furo não como era antigamente.

    Quarta estrofe: O que mais vemos por ai são pessoas ricas que estão sempre desejando mais, por mais que tenham de tudo acham que ainda não tem o suficiente. E muitas vezes são fúteis,então não tem nada interessante a dizer e falam um monte de besteira,como se falar muito fosse sinal de falar bem.

    Quinta estrofe: Não damos valor para as coisas simples da vida, as vezes nem as notamos e são as mais importantes. E sobre os espelhos eu sempre lembro dos próprios índios que receberam espelhos dos colonizadores. Achei uma interpretação sobre este trecho que diz que, no espelho vemos nosso reflexo e descobrimos que a causa de todo o mal do mundo é consequência de nossos atos, do próprio ser humano. Somos capazes de nos destruir e ao próximo.
    Sexta estrofe: Aqui ele fala sobre a Trindade, Deus é um só, mas dividi-se em Pai, Filho e Espírito Santo. Jesus morreu para salvar a humanidade e o ser humano comete muitas maldades, isso entristece a Deus.
    Sétima e Oitava estrofe: Essa também é baseada na interpretação de outra pessoa. Renato tentou suicídio cortando o pulso, ele diz que foi por acidente, o “você” seria Deus, é o único que o conhece e compreende. Acho que pode ser isso mesmo porque ele diz “ do inicio ao fim” e Deus é o inicio e o fim de tudo é o Alfa e o Omega.

    Nona estrofe: O desejo de um mundo melhor, perfeito, mas ele não acredita nisso.
    Décima estrofe: Deus está presente em tudo ao nosso redor e não nos lembramos de agradecê-lo pelo que temos.
    Décima primeira estrofe: Os índios foram enganados pelos colonizadores por causa de sua inocência. Assim acontece com muitas pessoas, sofrem, são enganadas, judiadas por pessoas más porque são inocentes e não percebem a maldade.

    ResponderExcluir
  2. Eu interpreto como se ele agradecesse a Deus. E fala da importancia… Pode ser um Deus (ou uma forca superior) que nos guia para um mudo diferente a aquele que ele nao acredita. Marcella

    ResponderExcluir
  3. Foi por causa dessa música q virei fã da Legiao,aquelas frases "quem me dera ao menos uma vez"..me fazendo lembrar Cecília Meireles "quem me dera um jardim com flores,borboletas de muitas cores",só q tratando de um tema mais pesado.Letra belíssima,toques proféticos 'o futuro não é mais como era antigmente...fazer com q o mundo saiba q seu nome está em tudo e mesmo assim ninguém lhe diz ao menos obrigado".Como o proprio Renato falou "aqui os INDIOS,n sao os indios q pensamos,por isso a música está grafada com aspas",então qem seriam os tais "Indios",jovens perdidos em suas buscas por respostas e conflitos?"até sangrei sozinho, entenda q assim pude trazer vc d volta pra mim"aqui o famoso episódio onde reza a lenda q Renato cortou os pulsos pra chamar a atenção de alguém,e não pode mais tocar baixo usava camisas d manga comprida pra esconder as cicatrizes",e dizer q essa letra foi escrita no estudio em qestao de minutos,genio é pouco pra falar desse tal Renato né?

    ResponderExcluir
  4. Musica perfeita!!! traduz a inocencia de um amor... amor enganado... iludido... inocente... abraço... sócrates

    ResponderExcluir

Mapa do Blog

Este Blog tem como principal objetivo reunir fãs e admiradores da Legião Urbana.Aqui todos poderão contribuir com material sobre a melhor banda de Rock Nacional de todos os tempos.

Na sessão
ARQUIVOS os colaboradores poderão enviar material digitalizado como: fotos, matérias , entrevistas e todos poderão contribuir.
Na sessão
MURAL todos poderão enviar seus textos, poesias, depoimentos ou qualquer outro tipo de material que será pré-avaliado.
Na sessão
LEGIONÁRIOS teremos a grande oportunidade de conhecer um pouco mais de cada um.
Na sessão
MÚSICOS URBANOS será o espaço ideal para os fãs compartilharem seus vídeos interpretando as músicas da Legião Urbana. Então grave seu vídeo , post no youtube e envie o link pelo email e assim que possível colocaremos no ar.
A sessão UM DIA PERFEITO vai contar em depoimentos qual foi a primeira música da Legião Urbana que fez com que cada um de nós virássemos um Legionário.
O meu depoimento ja está por lá.
Na sessão LIVRO DOS DIAS vamos interpretar , decifrar e assim conhecer muito mais além do que está no papel.Participem e assim vamos ajudar muitos fãs a entender melhor a Legião Urbana!

IMPORTANTE

Mande todo material para o email:
legiao.urbana2011@gmail.com

Obrigado a todos e ao site oficial http://www.legiaourbana.com.br que proporcionou o encontro de pessoas maravilhosas que tem em comum a vontade de divulgar e fazer com que a Legião Urbana continue ganhando novos fãs a cada dia.