Anos 80

O que seria de nós se não tivéssemos o Rock anos 80 para lavar nossa alma, purificar o nosso sangue e livrar-nos de todo o mal? Amém Anos 80!!!

Angra dos Reis

Essa vai ser a primeira música que vamos discutir aqui no "Livro dos Dias".
Não tem nenhum motivo especial pela escolha de Angra dos Reis mas as próximas serão sugeridas por vocês!
Vamos interpretar , decifrar e assim conhecer muito mais além do que está escrito no papel.
Participem e assim vamos ajudar muitos fãs a entender melhor a Legião Urbana! 

*Agradeço a legionária Manu pela idéia da sessão e por batizar como "Livro dos Dias"!

Deixa, se fosse sempre assim
Quente, deita aqui perto de mim
Tem dias, que tudo está em paz
E agora os dias são iguais.
Se fosse só sentir saudade
Mas tem sempre algo mais
Seja como for
É uma dor que dói no peito
Pode rir agora
Que estou sozinho
Mas não venha me roubar...
Vamos brincar perto da usina
Deixa pra lá
A Angra é dos Reis
Por que se explicar
Se não existe perigo
Senti teu coração perfeito
Batendo à toa e isso dói
Seja como for
É uma dor que dói no peito
Pode rir agora
Que estou sozinho
Mas não venha me roubar
Vai ver que não é nada disso
Vai ver que já não sei quem sou
Vai ver que nunca fui o mesmo
A culpa é toda sua e nunca foi
Mesmo se as estrelas
Começassem a cair
A luz queimasse tudo ao redor
E fosse o fim chegando cedo
Você visse o nosso corpo
Em chamas!
Deixa, pra lá...
Quando as estrelas
Começarem a cair
Me diz, me diz
Pr'onde é que a gente vai fugir.

10 comentários:

  1. sinto me assim... quando estou com meu amor os dias não são iguais... e não é só saudade, é angustia, é tortura ficar assim sozinha. Juntos somos como crianças felizes... e terminando com os corpos em chama em um fim do mundo. rs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Administrador :

    Postagem excluída e por faltar com respeito.
    Os comentários são analisados e se houver necessidade serão excluídos do blog.
    Qualquer dúvida entrar em contato com :
    legiaourbana.2011@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Em minha visão vejo uma critica em relação a usinas construídas na angra dos reis
    a música retrata bem isso, a questão dos perigos que envolvem uma implantação de usina nuclear.
    E quando diz mesmo que as estrelas começassem a cair nos queimasse tudo ao redor e fosse o fim chegando cedo você visse nosso corpo em chamas ...
    As estrelas seria a explosão da usina com feixes de fogo uma explosão talvez trazendo assim um epidemia um terror que as pessoas iam viver ali
    Onde diz (A ANGRA É DOS REIS ) uma critica a quem está no poder já que estes só estão visando o lucro e sem importar-se com a saúde dos que moram próximo ao local da usina

    ResponderExcluir
  5. Eu a interpreto da seguinte maneira: é tanto uma música que trata da questão das usinas instaladas em Angra dos Reis quanto uma canção que também trata da relação entre pessoas que se gostam. Nas letras do Renato isso é muito presente, digo sobre o fato dele sempre imprimir diálogos, situações dúbias, ambíguas, tudo, acredito, para possibilitar aos ouvintes a oportunidade de interpretar da forma que melhor lhe convier... Talvez seja isso.

    ResponderExcluir
  6. O Renato sempre fala de temas polêmicos junto a temas do cotidiano,por isso ele toca de forma tão especial as pessoas,assim como eu.Ao analisar Angra eu vejo a crítica as instalções de usinas na cidade,mas sobretudo eu vejo o amor e a saudade.Quando estou sem o meu noivo perto de mim sempre me vem "se fosse só sentir saudade,mas tem sempre algo mais".

    ResponderExcluir
  7. Assim como Ageu, também interpreto dois temas interligados nesta música. A questão de uma pessoa estar sofrendo por outra por causa de uma desilusão amorosa. E a questão do risco de uma usina núclear estar sendo construída em Angras... Esta música foi a única que foi feita durante as gravações do disco. Como houve o histórico acidente núclear em Chernobyl em abril de 1986 e o disco "Que País É Este" lançado em 1987, creio que o Renato teve a necessidade de expressar sua preocupação com os riscos de uma possível explosão. É essa minha visão sobre esta canção! Saudações.

    ResponderExcluir
  8. Para mim, esta música é uma crítica às usinas nucleares, como disse a Dryele, a partir da segunda estrofe.E fala também de corações partidos. "Tudo está em paz" me remete a dias em que tudo está bem, já "os dias são iguais", parece que ele fala do tédio e melancolia após um rompimento amoroso. "Teu coração perfeito batendo à toa", eu vejo como o coração do ser amado batendo (amando) outra pessoa. E o final, quando ele questiona "quando as estrelas começarem a cair, me diz, me diz, pra onde é que a gente vai fugir", ao mesmo tempo que as estrelas me formam a imagem descrita pela Dryele, também é a pergunta pessoal e desesperada do amante que pressente que será abandonada pelo ser amado.
    Desculpem se viajei muito, mas sempre senti esta canção assim.

    ResponderExcluir
  9. Por que se explicar se não existe perigo? Boa pergunta Renato. Os politicos esperam acontecer a catástrofe pra depois pensar o que fazer. Tanta tecnologia, tanta segurança... Segurança? Aonde? No Japão? Acho que não! Pois se eles, com tanta tecnologia, nao tiveram controle. E no Brasil, agente dá um jeitinho pra tudo... é só molhar as mãos daqueles que não tem escrúpulos. E é só 3% do total que utiliza o Brasil com energia nuclear. Essa energia nunca foi e nunca será o futuro. Futuro entendo eu por energia renovavél, energia limpa, temos tanto sol, tanta água, tanto vento. Brasil vc tem que dar exemplo ao mundo e os brasileiros tem que acordar pra vida e não ficar assistindo tanta tv, pois aquilo que vc vê na tv é aquilo que eles querem te mostrar. O LOBBY das empresas nucleares e também de petróleo é muito grande. Peace forever

    ResponderExcluir

Mapa do Blog

Este Blog tem como principal objetivo reunir fãs e admiradores da Legião Urbana.Aqui todos poderão contribuir com material sobre a melhor banda de Rock Nacional de todos os tempos.

Na sessão
ARQUIVOS os colaboradores poderão enviar material digitalizado como: fotos, matérias , entrevistas e todos poderão contribuir.
Na sessão
MURAL todos poderão enviar seus textos, poesias, depoimentos ou qualquer outro tipo de material que será pré-avaliado.
Na sessão
LEGIONÁRIOS teremos a grande oportunidade de conhecer um pouco mais de cada um.
Na sessão
MÚSICOS URBANOS será o espaço ideal para os fãs compartilharem seus vídeos interpretando as músicas da Legião Urbana. Então grave seu vídeo , post no youtube e envie o link pelo email e assim que possível colocaremos no ar.
A sessão UM DIA PERFEITO vai contar em depoimentos qual foi a primeira música da Legião Urbana que fez com que cada um de nós virássemos um Legionário.
O meu depoimento ja está por lá.
Na sessão LIVRO DOS DIAS vamos interpretar , decifrar e assim conhecer muito mais além do que está no papel.Participem e assim vamos ajudar muitos fãs a entender melhor a Legião Urbana!

IMPORTANTE

Mande todo material para o email:
legiao.urbana2011@gmail.com

Obrigado a todos e ao site oficial http://www.legiaourbana.com.br que proporcionou o encontro de pessoas maravilhosas que tem em comum a vontade de divulgar e fazer com que a Legião Urbana continue ganhando novos fãs a cada dia.