Polêmico, inquieto, criativo e carismático. Assim era Renato Russo, o grande poeta do rock brasileiro dos anos 80 e 90. Este livro é uma seleção de suas melhores entrevistas, onde ele está mais vivo do que nunca. Conta os segredos do sucesso do Legião Urbana, faz declarações reveladoras sobre a sua vida e sua carreira, e opina sobre temas instigantes - música, política, comportamento, sexualidade, drogas... Em cada frase, a ousadia de um artista que se transformou no guru de gerações de jovens brasileiros.
Editora : Letra Livre
Número de Páginas : 275
_Renato Russo de A a Z (2000)
Organizado em 453 verbetes, este livro oferece ao leitor um raio-x do pensamento de Renato Russo, a partir de uma ampla e minuciosa pesquisa em duas centenas de entrevistas, reportagens, artigos, livros, especiais de TV e rádio, além do levantamento inédito de 140 bases de dados sobre a Legião na Internet.
O livro oferece um abrangente mapeamento de seus pontos de vista — desde a época idílica do Aborto Elétrico, em Brasília, até o culto à Legião Urbana por diferentes gerações. O mosaico acaba por revelar Renato de corpo inteiro, em seus juízos múltiplos, gostos pessoais, hábitos, irreverências e utopias. Neste roteiro em fragmentos, aparecem ainda confidências, contradições, influências e histórias do mundo pop.(2000)Editora : Letra Livre
Número de páginas : 305
_Depois do Fim
Depois do fim é um livro escrito pelas doutorandas em Literatura Brasileira Angélica Castilho e Erica Schlude, que tem por objetivo apresentar o estilo romântico desenvolvido nas letras da banda brasileira de rock Legião Urbana. O título do livro remete à letra "Depois do começo" (3º álbum 1987) e sugere que apesar da morte do vocalista da banda, Renato Manfredini Júnior (Renato Russo )a força das letras não diminuiu em nada, mantendo da Legião Urbana como um dos grupos mais representativos do rock nacional. A divisão do livro em capítulos busca concentrar em cada um deles determinados aspectos relevantes para a afirmação de que a Legião Urbana tenha um projeto artístico coerente e coeso, com letras que se relacionam entre si através de temas recorrentes ao estilo romântico. São onze capítulos, sendo o último uma listagem bibliográfica, seguido de um índice remissivo para facilitar a consultar do leitor.
Editora : Hama Editora
Número de páginas: 192
_Renato Russo – o Trovador Solitário (2006 )
Mesmo 10 anos após sua morte, a legião de fãs de Renato Russo vem aumentando. Letras como "Geração Cola-Cola", "Faroeste Caboclo", "Índios" até hoje estão na cabeça de milhões de pessoas. Momentos importantes da vida do astro, como o tumultuado show em Brasília no ano de 1988 são contados por Arthur Dapieve.
Primeira biografia escrita sobre Renato Russo. A obra é dividida em capítulos, com informações cronológicas, discografia e diversas curiosidades sobre o trabalho e vida do Renato.
Editora : Ediouro
Páginas 216
_Renato Russo
O Filho da Revolução (2009)
O livro traz muitas informações sobre Renato Russo, lider da 'Legião Urbana'. Letras inéditas e documentos descobertos pelo autor revelam aspectos pouco conhecidos da trajetória do artista - paixões, angústias, sonhos e confissões. A obra conta com mais de cem entrevistas, incluindo depoimentos de Dado Villa-Lobos, Dinho Ouro-Preto, Herbert Vianna, Millor Fernandes, Ney Matogrosso, Tony Bellotto e amigos anônimos. Um retrato do artista multifacetado que foi Renato Russo.
Editora : Agir
Número de Páginas :400
_Como Se Não Houvesse Amanhã(2010)
O livro de contos “Como se não houvesse amanhã”, organizado pelo escritor Henrique Rodrigues, traz vinte histórias inspiradas em músicas da Legião Urbana, cada uma escrita por um autor diferente. Além de ser uma homenagem à banda que se tornou um mito, o livro é também uma amostra do que há de melhor na literatura brasileira contemporânea.
As músicas da Legião Urbana (composta por Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá) embalaram, e ainda embalam, os sonhos, as alegrias, as tristezas e os amores de muita gente. Mesmo tendo encerrado suas atividades de maneira não planejada e trágica, devido à morte de Renato Russo em 1996, a Legião Urbana continua presente na mente e nos corações de milhões de pessoas.
Editora: Record
Número de páginas: 160
_Faroeste Caboclo o livro (2010)
Baseado na música Faroeste Caboclo, escrita e cantada por Renato Russo, o autor busca neste livro contar em detalhes toda a saga de João de Santo Cristo, do seu nascimento no interior da Bahia à sua morte em Brasília. Envolve personagens de outras músicas de Renato Russo: Eduardo e Mônica, João Roberto, Clarisse, Leila, etc. O autor foi muito feliz em colocar frases de diversas músicas como diálogo de suas personagens no livro Faroeste Caboclo. Um livro para os milhares de amantes da obra de Renato Russo.
Escritor : Jorge Leite de Siqueira
Número de páginas : 74
_A História do Rock de Brasília (2001)
O diário da turma 1976 - 1986: a história do rock de Brasilia é um livro escrito em 2001 por Paulo Marchetti e conta a história da formação das primeiras bandas do rock brasiliense entre o final da década de 70 e o começo da década de 80. O mesmo foi redigido com base em depoimentos daqueles que pertenciam à chamada Turma da Colina sendo farto em ilustrações como fotos, cartazes e publicações da época.
Os anos 1980 foram pródigos para o rock nacional. Especialmente para a cidade de Brasília, que "exportou" para o restante do país diversas bandas de sucesso, como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude, Raimundos e outras. Mas... como surgiu esse movimento musical em Brasília? Por que a capital federal se tornou o grande centro do rock brasileiro nessa época? Como essas bandas começaram? As respostas para essas e outras questões estão em O Diário da Turma 1976-1986: A História do Rock de Brasília, um documento definitivo não só do rock, mas do próprio cotidiano da juventude da época.
Escritor: Paulo Marchetti
Números de Páginas: 200
O Filho da Revolução, o melhor sem dúvidas <3
ResponderExcluir"cuidado com o que você deseja pois pode se tornar realidade" RR quis a legião e ela influencia os jovens até hoje... Dado e Bonfá vocês fazem parte disso...a legião vive, o desejo se realizou e não terá fim (depois do fim... o inicio de nova história).
ResponderExcluirOlá,você sabe me dizer se antes de 2009 houve algum lançamento do livro O filho da revolução? Obrigada
ResponderExcluir